Estamos acostumados a atribuir a depressão à tristeza, mas é preciso entender que ela vai muito além disso. Sentir-se triste, para baixo por um período, faz parte da vida. Mas se o vazio, a desesperança e o desespero são duradouros pode ser indício de depressão.
A depressão é uma doença que requer tratamento, pois prejudica o dia-a-dia do paciente e interfere ativamente em sua vida. Muitas vezes a família, amigos ou pessoas mais próximas, sem ter conhecimento da doença, reagem de maneira agressiva e impaciente, infelizmente piorando o quadro da doença e reforçando a baixa auto-estima do paciente. Há diversos tipos de transtornos depressivos por isso: A melhor maneira de determinar se você possui problemas com a depressão é falar com um profissional de saúde qualificado.
Alguns dos sintomas são claramente físicos, como movimentos involuntários, dores, ganho de peso, perda de apetite, sono em excesso ou insônia. E se alguns deles parecem contraditórios, é porque nem todos aparecem ao mesmo tempo. Essa é uma doença complexa e cheia de nuances, que pode se manifestar de maneiras diferentes de pessoa para pessoa. Alguns exemplos de sintomas são: