Tratamento para depressão

Estamos acostumados a atribuir a depressão à tristeza, mas é preciso entender que ela vai muito além disso. Sentir-se triste, para baixo por um período, faz parte da vida. Mas se o vazio, a desesperança e o desespero são duradouros pode ser indício de depressão.

A tristeza é um sentimento temporário, e quando uma pessoa está triste é capaz de reagir a estímulos de prazer. Porém, alguém em estado depressivo pode permanecer triste por dias e atividades normalmente prazerosas podem não despertar interesse algum. A sensação de falta de poder e controle sobre a própria vida, a visão negativa do mundo e a passividade em conflitos e confrontos são atribuídos a comportamentos depressivos.

A depressão é uma doença que requer tratamento, pois prejudica o dia-a-dia do paciente e interfere ativamente em sua vida. Muitas vezes a família, amigos ou pessoas mais próximas, sem ter conhecimento da doença, reagem de maneira agressiva e impaciente, infelizmente piorando o quadro da doença e reforçando a baixa auto-estima do paciente. Há diversos tipos de transtornos depressivos por isso: A melhor maneira de determinar se você possui problemas com a depressão é falar com um profissional de saúde qualificado.

Sintomas da depressão

Alguns dos sintomas são claramente físicos, como movimentos involuntários, dores, ganho de peso, perda de apetite, sono em excesso ou insônia. E se alguns deles parecem contraditórios, é porque nem todos aparecem ao mesmo tempo. Essa é uma doença complexa e cheia de nuances, que pode se manifestar de maneiras diferentes de pessoa para pessoa. Alguns exemplos de sintomas são:

  • Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
  • Mudança de apetite, ganho ou perda de peso;
  • Movimentos físicos sem sentido, como apertar as mãos de forma constante e nervosa;
  • Necessidade de um grande esforço para fazer coisas que antes eram fáceis;
  • Sentimentos de medo, insegurança, desespero, desamparo e vazio;
  • Sentir-se sem esperança ou culpado.